Empresas: (11) 3569-3971 | Candidatos: (11) 9895-77356   | E-mail: habittus@habittus.com.br


BLOG CATEGORIAS








ARTIGOS E

COMENTÁRIOS

     Vídeos
     Habittus Gente&Gestão










Sugerir Tema para o Blog

Nome
Sugestão de Tema

 
  • Artigos

    Data: 31/10/17  hora: 11:52:47



O papel da Consultoria de RH nas Micro e Pequenas Empresas

Luisa Reis

Foto de exibição

Toda empresa, seja ela pequena, média, grande ou multionacional, precisa de uma área ou suporte profissional para gerenciar os recursos humanos. Seja para realizar a administração de pessoal (pagamento dos funcionários, organização dos processos de admissão e demissão, controle de jornada etc) ou formatar os programas de treinamento e desenvolvimento, atração e seleção de talentos e demais ações com foco pessoas. No caso de empresas maiores, com um número expressivo de funcionários, a área de recursos humanos é essencial para gerenciar os colaboradores com qualidade.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, o suporte profissional na área de gestão de pessoas também é fundamental em empresas de pequeno e médio porte, como startups, por exemplo. Confira abaixo como uma consultoria especializada pode dar suporte para o seu pequeno negócio:

 

Elaborar, organizar e mapear processos

A gestão dos recursos humanos é essencial para que uma empresa cresça de forma estruturada. No caso de empresas pequenas, a criação de uma base organizada ajuda que ela cresça de forma gradativa e planejada. Nesse cenário, a consultoria de RH pode ajudar no gerenciamento tanto de pessoas quanto de processos burocráticos como folha de pagamento, contratos, entre outros.

Uma empresa que cresce sem processos bem estruturados tende a sofrer muitas perdas durante a sua expansão, inclusive de dinheiro.

 

Cumprir a legislação

Numa startup ou numa empresa de pequeno porte, é comum vermos apenas os empresários cuidando da parte burocrática da organização. Porém, caso o empreendedor não tenha experiência em Gestão de Recursos Humanos, pode ser que o cumprimento das leis trabalhistas esteja comprometido.

Uma ação trabalhista pode custar muito caro para uma empresa que ainda está se inserindo no mercado. Por isso, a Consultoria é extremamente necessária em empresas que possuam até 5 funcionários. É ela quem analisa e garante os direitos dos seus empregados tudo conforme as leis trabalhistas.

 

Reter talentos

Além da parte burocrática, a Consultoria de RH é fundamental nas pequenas empresas para identificar e reter talentos. Muitas vezes os empresários estão extremamente ocupados com o gerenciamento do negócio e não têm tempo para conhecer e analisar os perfis profissionais já alocados na empresa. Com o olhar focado no futuro, esses empresários podem não identificar insatisfações e assim acabar perdendo profissionais por descaso.

A Consultoria de RH pode auxiliar os empreendedores nessa importante tarefa. Além de gerenciar o clima organizacional, consegue, ainda, identificar as necessidades dos colaboradores e assim alertar e negociar com os diretores em casos de contraproposta, por exemplo.


Intermediar as relações

Já que falamos em negociação, a Consultoria de RH dentro das pequenas empresas é responsável por intermediar as relações entre donos e funcionários, diferentemente das empresas maiores, onde os coordenadores, diretores e líderes são quem transmitem as mensagens dos CEO’s aos outros colaboradores.

Nas empresas menores, onde não existe tanta hierarquia, a Consultoria de RH é a principal responsável por transmitir os valores e propósitos da organização aos funcionários.

 

Planejar uma expansão

A Gestão de RH precisa ser cada vez mais estratégica. No caso das pequenas e micro empresas, essa necessidade é ainda maior. Imagine que uma startup esteja planejando a criação de um novo aplicativo ou software para um determinado segmento. A Consultoria de Recursos Humanos vai ajudar a olhar para dentro e otimizar as competências já existentes na equipe e buscar no mercado as habilidades necessárias para a execução do projeto.

 

Gostou de saber como uma consultoria de RH é fundamental nas micro e pequenas empresas?

Compartilhe suas opiniões conosco! E não deixe de curtir a nossa página no facebook.