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A forma correta para enviar seu currículo por e-mail

A forma correta para enviar seu currículo por e-mail

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Você fez a parte difícil: escrever, desenvolver e editar seu currículo. Mas quando você clica em “salvar como”, você já se perguntou qual é o melhor nome de arquivo?

Posso imaginar o seu olhar desconfiado aí do outro lado, mas na verdade essa é uma questão muito importante. 

Pedimos a alguns dos mentores da nossa consultoria as melhores recomendações. Embora as convenções de nomenclatura sofram variação, havia um padrão claro: repetidamente (especialmente dos recrutadores), ouvíamos a mesma reclamação. Ter que gastar tempo salvando currículos no formato correto.   Então, é o seguinte. Seu currículo é lindo, atualizado e impressionante. A última coisa que você deseja que apareça em sua caixa de entrada é um e-mail de um recrutador dizendo “Não consigo abrir este arquivo“. Para ser sincera, você teria sorte se um recrutador tivesse tempo para enviar um e-mail como esse para você. O nome do jogo aqui é tornar as coisas o mais fáceis possível para um recrutador ou gerente de RH. 

Para evitar ser colocado na pilha de currículos “NÃO” devido a um arquivo incompatível ou um nome de arquivo confuso, aqui estão nossas melhores dicas para enviar seu arquivos e documentos para que qualquer pessoa possa abri-los tranquilamente. 

 COMO SALVAR SEU CURRÍCULO OU CARTA DE APRESENTAÇÃO

Embora você não possa garantir exatamente o formato que a empresa dos seus sonhos usa ao salvar currículos em seus arquivos, uma coisa é certa: o  curriculo.doc  não  é a melhor opção.

Claro, encontrar seu currículo salvo em seu computador vai ser fácil. No entanto, considere que você seja um recrutador que recebe centenas de currículos todas as semanas. Seria como salvar uma foto no computador com o nome foto.jpeg. 

Não funciona.

Ao salvar todos os seus documentos: 

1. Mantenha o formato consistente entre os arquivos – e sempre salve como PDF

PDFs são universais. Na verdade, está até no nome. PDF significa formato de documento portátil. Portátil, o que significa que funciona em praticamente todos os sistemas operacionais, dispositivos móveis e tablets. Isso garante que quaisquer fontes ou formatos bonitos que você tenha usado terão a mesma aparência para o seu leitor e para você. 

Os profissionais de recrutamento adoram o formato PDF. Sempre salve como PDF – a menos que você receba instruções diferentes da empresa contratante. 

2. Inclua (pelo menos) seu sobrenome no nome do arquivo

Na verdade, recomendamos que você inclua seu primeiro nome também. Isso é especialmente válido se você tiver um sobrenome bem comum. Além disso, recomendamos que você separe cada palavra com um travessão para facilitar a leitura. 

  • Primeiro nome-sobrenome-CV.pdf.
  • Primeiro nome-sobrenome-carta de apresentacao.pdf
  • Primeiro nome-sobrenome-/referencias.pdf

3. Considere incluir o cargo/título da vaga também

Se você nunca considerou o nome do arquivo tão importante, você pode estar rindo deste conselho. No entanto, você deseja que seu currículo, carta de apresentação e outros documentos sejam pesquisados ​​com a maior facilidade possível. Coloque-se novamente no lugar de um recrutador. Eles provavelmente estão contratando para uma variedade de vagas. 

Primeiro nome-sobrenome-cargo.pdf, ou seja, Ana-Silva-CV-analista marketing.pdf

É isso, mas às vezes são as coisas simples que fazem toda a diferença. 

Mantendo sua formatação coerente, você começa a fixar seu nome na cabeça do recrutador ou entrevistador muito antes de entrar em contato com você para uma entrevista. Algumas pessoas dizem que é preciso ver seu nome seis vezes para alguém se lembrar dele, como aprender uma nova palavra. Ao incluir seu nome e o cargo em seus arquivos, o receptor vai ganhar tempo ao não precisar salvar seu nome novamente em seu currículo.

UMA DICA FINAL AO ENVIAR SEU CURRÍCULO – USE O BOTÃO “ANEXAR ARQUIVO” (aquele com o formato de clipe de papel)

Às vezes, arrastamos coisas para os e-mails. Às vezes, nós os anexamos. Você já arrastou um documento ou foto para um e-mail apenas para vê-lo tomar toda a tela e se esparramar bem no meio do texto? Não faça isso ao enviar um currículo!

Nossa dica final (minuciosa) é esta. Certifique-se de sempre anexar seus arquivos usando o ícone clipe de papel da sua caixa de e-mail.  Isso vai garantir que seu arquivo seja anexado corretamente, em vez de aparecer em tamanho real no corpo do e-mail, deixando, muitas vezes o recrutador “confuso”.

Conte com nosso apoio para impulsionar sua carreira! Oferecemos Serviço de Análise & Elaboração de Currículo.

Para maiores informações: [email protected]

 

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