Travessa Dona Paula, 13 – Higienópolis, São Paulo – SP
Empresas: 11 3569-3971 / Candidatos: 11 98957-7356

Como dominar uma entrevista de emprego: antes, durante e depois

Como dominar uma entrevista de emprego: antes, durante e depois

Compartilhe

De uma vez por todas: o guia completo para conseguir sua próxima entrevista.

A batalha é: “a procura de um emprego” – embora seja gratificante no final – pode ser uma experiência muito estressante. 

Quer você esteja vasculhando sites de empregos ou fazendo networking como um louco, é fácil se sentir decepcionado, até conseguir a entrevista. 

Marcar uma entrevista é o primeiro passo para conseguir o emprego dos seus sonhos, por isso é importante se preparar o máximo possível para se destacar. Explicarei o que fazer e o que não fazer antes, durante e depois da entrevista – tudo com base em minha própria experiência pessoal.

ANTES DA ENTREVISTA DE EMPREGO

Pesquise – então pesquise um pouco mais

É muito importante fazer uma pesquisa adequada sobre a empresa com antecedência. Por quê? Porque mostra a eles que você já sabe sobre a empresa e que está empenhado em buscar a posição oferecida.

Dedique algum tempo para navegar pelo site deles. Procure saber quando a empresa foi estabelecida, sua declaração de missão, quem é o CEO, que tipo de clientes eles têm, como é a cultura de sua empresa – investigue, leia, aprenda, qualquer coisa da empresa que você ache interessante dizer durante a entrevista. Muitos empregadores perguntarão o que você sabe sobre a empresa e por que você é uma ótima opção para eles; é sua função ir preparado para responder a essas perguntas. 

Use o site da empresa para ajudar a planejar sua roupa

Outro fator importante a levar em consideração antes da entrevista é o que você vai vestir. Ao navegar pelo site da empresa, você provavelmente terá uma noção da cultura da empresa, o que pode ajudá-lo a determinar como deve se vestir. 

Se você está se candidatando a um cargo em uma empresa financeira, por exemplo, pode querer usar algo mais formal, como um terno. No entanto, se você está se candidatando a uma posição mais criativa, pode querer usar algo mais – por falta de palavra melhor – criativo.

Às vezes, você ficará inseguro sobre a cultura da empresa ou o código de vestimenta. Nesse caso, não custa pedir recomendações ao seu contato ou representante de RH. Sempre que você não tiver certeza sobre o que vestir, é sempre melhor confiar no básico, calça e camisa do que usar roupas exageradas. 

Prepare seu argumento pessoal

O entrevistador geralmente começa pedindo que você conte a eles sobre você. Esta é a sua hora de brilhar, então faça valer a pena. Elabore uma introdução que seja breve e direta – você não quer entediá-los com detalhes desnecessários, ensaie seu “argumento de venda” antes da entrevista. Fazendo isso significa que você será capaz de responder a esta pergunta com confiança.

Tenha suas próprias perguntas prontas

Quase todas as entrevistas terminam com “Você tem alguma pergunta para mim?” Você pode descobrir que tem perguntas baseadas em sua conversa durante a entrevista, mas seja precavido e prepare algumas com antecedência. 

Use o Google Maps

Se você não estiver familiarizado com o local da entrevista, dirija até lá no dia anterior para se familiarizar com o trajeto. Não tem condições de ir conferir o local? Fácil, use a internet, simulando o trajeto da sua residência até o endereço da empresa. E no dia da sua entrevista, reserve bastante tempo para chegar lá! É sempre melhor chegar 20 minutos mais cedo do que 20 minutos atrasado.

Imprima várias cópias do seu currículo – e não esqueça uma caneta

Quanto ao que levar para a entrevista, chegue sempre com algumas cópias do seu currículo, caneta e papel, e algumas cópias impressas do seu trabalho anterior ou portfólio (se for o caso). Lembre-se sempre de portá-los em uma pasta, para que seu currículo e portfólio não amassem. Outra opção é usar um tablet ou notebook.

Entre na chamada “zona de poder”

Você já deve estar em “modo entrevista” quando chegar. É a sua chance!

Feche-se na sua zona de poder, entre com um sorriso no rosto para mostrar que está animado por estar lá e não se esqueça de respirar fundo – isso definitivamente ajudará a acalmar seus nervos.

Algumas pessoas até gostam de ouvir alguns minutos de música com graves pesados ​um pouco ​antes. Isso o ajuda a se sentir mais poderoso. Confie em mim.

DURANTE A ENTREVISTA DE EMPREGO

Apertos de mão e nomes são tudo

Embora a duração da entrevista dependa muito de vários fatores, suponha que você estará lá por pelo menos 40 minutos. Quando seu entrevistador cumprimentá-lo, dê a ele um aperto de mão firme e agradável. Pode ser difícil lembrar nomes (especialmente se você estiver em vários processos seletivos).

Tente repetir um nome imediatamente após a introdução. Por exemplo, quando o entrevistador disser “Oi Carolina, sou Luiz”, responda com “Oi Luiz, prazer em conhecê-lo”.

Mantenha as respostas curtas e honestas – e não há problema em dizer “Não sei”

Depois de analisar seu “argumento de venda pessoal”, serão feitas perguntas sobre sua experiência anterior de trabalho, o que você sabe sobre a empresa, por que você seria uma boa opção para o cargo e assim por diante. 

Esteja preparado para responder a perguntas típicas de entrevistas como “Onde você se vê daqui a cinco anos?”, “Quais são seus pontos fracos?” Ou mesmo “Por que você está procurando um novo emprego?” 

Se você não tiver certeza de uma resposta para alguma pergunta, é normal dizer que você não sabe. É contraintuitivo, mas acredite em mim – eles preferem que você seja honesto a se desviar com respostas imprecisas. A coisa mais importante a lembrar durante a entrevista é ser você mesmo. Seja o mais honesto possível e eles o respeitarão por isso.

Assim que a entrevista terminar, certifique-se de dizer obrigado.

APÓS A ENTREVISTA DE EMPREGO

Você deve escrever uma nota de agradecimento

Muitas pessoas pensam que não precisam fazer nada após a entrevista inicial. Errado. Sempre, sempre, sempre envie uma nota de agradecimento, por e-mail. Os empregadores apreciarão muito que você dedicou seu tempo para fazer isso.

Não precisa ser uma nota longa – apenas algo para agradecer pelo tempo dispensado e algo positivo sobre a empresa.

Lembre-se de manter sua nota de agradecimento curta e direta – ela deixará uma ótima impressão!

Isso pode parecer muito para lembrar, mas contanto que você faça a pesquisa adequada, apareça na hora certa e seja você mesmo, você dominará a arte da entrevista. 

Sucesso em sua recolocação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *