image-from-rawpixel-id-1219101-jpeg

É por isso que você não foi chamado de volta após a entrevista

Tempo de leitura: 4 minutos

Luisa Reis  é uma das mentoras da Consultoria Habittus Gente & Gestão. Você pode reservar uma sessão de aconselhamento/ mentoria de 50 minutos com ela antes de sua próxima entrevista de emprego para obter aconselhamento personalizado.

Entrevista de emprego é uma das últimas coisas que as pessoas querem fazer na vida.

Mas é um mal necessário. Se você já participou de várias rodadas de entrevistas sem receber aquela chamada de volta, pode estar cometendo um desses erros.

ERRO 1: USANDO PALAVRAS VAGAS…

Termos como: Hum, tipo, então, você sabe, na verdade, apenas …

Essas palavras inocentes vão detonar a sua entrevista. As pessoas tendem a usar palavras vagas quando estão nervosas, o que é natural durante uma entrevista de emprego. Mas um gerente de contratação precisa ter certeza que você está confiante e articulado, especialmente se estiver procurando por um emprego em um setor como vendas, relações públicas, recrutamento, consultoria ou ensino, onde as habilidades de comunicação são essenciais. Mas mesmo se você não estiver em uma dessas áreas, ainda precisa ser capaz de falar com seus colegas de trabalho e superiores da forma adequada.

Como corrigir: Pratique, pratique e pratique!

Antes da entrevista, faça um teste, com a ajuda de um amigo ou gravando você mesmo. Você pode se envergonhar ao rever o vídeo, mas ouvir com que frequência as palavras vagas que se repetem vai te ajudar a excluí-las de forma consciente do seu vocabulário. Recomendo praticar suas respostas várias vezes antes do dia da entrevista. 

ERRO 2: FALAR MUITO RÁPIDO

Durante as entrevistas, os candidatos tendem a falar rapidamente. Na verdade, isso é um eufemismo. Muitos vão tentar explicar todas as suas experiências e realizações de uma só vez. O que eles não percebem é que falar a mil por hora torna difícil para recrutador realmente ouvir e entender cada palavra. Limite seu tempo de resposta em 2 minutos para cada pergunta feita pelo entrevistador.

Como corrigir: Faça pausas controladas

Pode parecer estranho, mas é recomendável fazer uma pausa para organizar seus pensamentos durante as entrevistas. Frequentemente, os candidatos pensam que uma pausa mostra fraqueza. O entrevistador não concorda. Eles entendem que você está confiante o suficiente para parar e pensar sobre a questão antes de entregar uma resposta bem estruturada, pensada e coerente.

ERRO 3: FALAR MAL DE EMPREGOS ANTERIORES

Embora possa parecer óbvio, é necessário manter uma atitude positiva ao falar sobre sua experiência anterior. Alguns candidatos deslizam quando um recrutador começa a pressionar. É função dele chegar à raiz da sua experiência, entender por que você deixou seus antigos empregos e descobrir se há algum sinal de alerta em seu histórico, então prepare-se para as perguntas difíceis. 

Como corrigir: Siga o ditado – se você não consegue dizer nada de bom …melhor não dizer nada!

Nunca, e quero dizer nunca, faça um comentário depreciativo sobre sua antiga empresa, chefe ou colegas de trabalho. Perceba que os recrutadores podem tentar descontrair a conversa ao perguntar sobre seu ambiente de trabalho anterior para criar um “ambiente seguro”. O objetivo é conhecê-lo, mas eles também estão avaliando cuidadosamente como você responde em um contexto menos formal. Não caia nessa: evite a tentação de desabafar (você tem amigos para isso) e concentre-se nas lições que aprendeu, vinculando-as a vaga para o qual está sendo entrevistado.

ERRO 4: MOSTRAR INTERESSE SOMENTE EM SALÁRIO E BENEFÍCIOS (antes da hora)

Se você mencionar o salário ou pacote de benefícios nos primeiros minutos, é seguro presumir que você não receberá uma resposta . Você precisa mostrar que está mais interessado na empresa e no cargo e não apenas nos benefícios oferecidos. Faça perguntas ponderadas sobre a vaga, produto ou serviço e mostre o que você pode agregar caso seja contratado. Isso ajuda o entrevistador a ver se você realmente vale os R$ 2.000 ou R$ 5.000 adicionais, por exemplo.

Como corrigir: durante a primeira rodada da seleção, mostre seu valor e interesse genuíno pela empresa

Durante a primeira rodada, você está lá para aprender o máximo possível sobre a vaga e, principalmente, se vender. Não é hora de falar de salário ou pacote de remuneração. Na verdade, deixá-lo de fora vai melhorar seu poder de negociação mais tarde. Por quê? Depois de aprender mais sobre a empresa e a função, você terá tempo para pesquisar e garantir a melhor oferta.

ERRO 5: NÃO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA

Se você está se preparando para uma entrevista, já deve saber tudo o que importa sobre a empresa. Isso garante que você terá uma conversa de alto nível com o recrutador. Se você não conhece a vaga e histórico da empresa, como pode se vender como o melhor candidato? Você também vai perder a oportunidade de fazer as perguntas que não pode simplesmente pesquisar no Google.

Como corrigir: Faça o dever de casa e pesquise

Siga a empresa no LinkedIn e acompanhe em todas as redes sociais também. Aprender sobre seus novos produtos e iniciativas lhe dará uma boa ideia sobre o perfil da empresa. Verifique também o site para entender a linguagem que eles usam e tente elaborar as respostas da entrevista em um estilo semelhante. Ao falar a língua deles, você cria uma conexão com a marca empregadora e vai demonstrar que se encaixa bem na cultura deles.


ERRO 6: MANTER O CELULAR LIGADO

Manter o telefone ligado sinaliza para a pessoa do outro lado da mesa que sua entrevista não é sua prioridade. Grande problema. Você precisa estar 100% presente. 

Como corrigir: comporte-se como se estivesse em um cinema

Coloque-o no modo silencioso (não no modo de vibração, o que distrai) e coloque-o na bolsa ou bolso. Faça isso antes mesmo de entrar na área da recepção para que você possa se concentrar totalmente em cumprimentar todos na equipe (incluindo os recepcionistas). E mantenha-o escondido até sair da empresa. Já ouvi muitos candidatos a entrevistas de emprego ligarem para sua mãe / namorado / melhor amigo logo após uma entrevista para desabafar ou reclamar. Lembre-se de que você nunca sabe quem mais pode estar no elevador com você. Além disso, sair com a cabeça erguida faz com que você pareça calmo e controlado. Guarde essa ligação até que você esteja na privacidade da sua casa – ou pelo menos a um quarteirão do escritório.

Siga essas dicas e arrase em sua próxima entrevista!

Sucesso.