Travessa Dona Paula, 13 – Higienópolis, São Paulo – SP
Empresas: 11 3569-3971 / Candidatos: 11 98957-7356

ESTE é quanto tempo o processo de recrutamento e seleção deve durar (e por que)

ESTE é quanto tempo o processo de recrutamento e seleção deve durar (e por que)

Compartilhe

O tempo de duração ideal para o processo de recrutamento e seleção tem sido um tópico discutível há algum tempo. A ironia da situação, porém, é que não deveria haver nenhum debate sobre isso.

Isso ocorre porque, independentemente do ambiente econômico, uma busca pelos melhores profissionais do mercado deve representar um processo que inclui comunicação constante, feedback consistente e um senso de urgência .

Esse é definitivamente o caso da escassez e disputa por talentos, que é o cenário que estamos enfrentando agora, especialmente para os candidatos de alto nível.

Isso acontece pois, candidatos com esses perfis têm opções. Essas opções não representam apenas mais de uma vaga. Elas representam uma ou mais das melhores vagas de emprego do segmento.

Os funcionários da empresa e os gerentes de RH devem entender que a empresa deve se vender para os melhores candidatos, assim como esses candidatos devem se vender para a empresa. De fato, o ônus do branding marketing pode recair mais sobre a empresa do que sobre os candidatos.

Por que funciona assim? Considere isto:

Suponha que um dos melhores candidatos esteja participando de quatro processos seletivos e que todas as quatro empresas – incluindo a sua – estejam interessadas nele. Agora, suponha que sua organização esteja considerando seriamente dois perfis para assumir a vaga, e esse candidato seja um deles.

Quem tem mais opções: o candidato ou a sua empresa?

Se você demorar demais durante o processo de recrutamento, se esse processo estiver cheio de falta de comunicação e feedback e se esse processo for desorganizado de alguma forma, o candidato poderá ver isso como uma característica geral da sua organização.

Como resultado, é mandatório que, uma vez que os candidatos de alto nível  tenham sido apresentados e façam parte oficialmente do processo de seleção, o processo se mova com um senso saudável de urgência. O prazo recomendado para isso é entre duas e quatro semanas.

Se o processo demorar mais de quatro semanas, o risco de perder os melhores talentos para outra empresa aumenta drasticamente.

Quanto tempo dura o processo de contratação da sua organização – antes e depois da apresentação dos principais candidatos? Mais de quatro semanas? Você perdeu bons candidatos no passado, porque desistiram do processo, aceitaram outras ofertas ou ambos?

Siga as etapas necessárias para identificar primeiro os melhores candidatos do mercado e, em seguida, otimize seu processo de recrutamento para que esses candidatos permaneçam engajados até que você possa recrutá-los e contratá-los com sucesso.

Afinal, não deve haver debate sobre o valor que esses candidatos podem trazer para sua organização.

Apoiamos empresas e candidatos de duas maneiras: 1. Ajudando a encontrar a oportunidade certa na hora certa, e 2. Ajudando a recrutar os melhores talentos para as necessidades críticas das organizações. Se você deseja explorar mais esse assunto, envie um e-mail para [email protected]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *