como otimizar processos de seleção em empresas

Não Acredite em Currículos Na Hora de Contratar : Uma empresa de RH faz diferença?

Tempo de leitura: 4 minutos

Encontrar pessoas qualificadas não é fácil. Com o desemprego em alta, essa tarefa ficou ainda mais difícil. Afinal, o número de profissionais qualificados em busca de uma oportunidade em meio à crise econômica aumentou nos últimos meses. Ou seja, será necessário esforçar-se ainda mais para preencher vagas. Neste artigo, vamos falar sobre como otimizar o processo de recrutamento. E mais, como uma empresa de RH faz diferença, sim.

Antes, porém, vamos discutir mudanças que podem ser adotadas pela sua empresa para aperfeiçoar esses procedimentos, com ou sem uma empresa de RH. Para facilitar a sua leitura, organizamos o texto da seguinte forma:

  • Como garantir o sucesso nas etapas iniciais do processo de recrutamento?
  • Qual é a melhor forma de conduzir processos de seleção?
  • Como uma empresa de RH facilita o processo de seleção e recrutamento?

Como garantir o sucesso nas etapas iniciais do processo de recrutamento?

O processo de recrutamento de uma empresa começa muito antes do anúncio da vaga. Na realidade, ele começa quando se nota uma falta que afeta o funcionamento da empresa. Embora antecedam qualquer análise curricular, as etapas iniciais, que são mais focadas na percepção de uma necessidade do empregador, são essenciais.

  • Defina o cargo a ser ocupado

Nota-se uma lacuna indispensável para a empresa. A primeira questão que deve ser respondida é: “De que profissional eu preciso para garantir o sucesso de X?”. Você pode chegar à conclusão de que precisa de um publicitário. Então, é preciso definir o cargo a ser ocupado. Ou seja, você precisa de um social media ou um diretor de arte? Isso faz toda a diferença!

Lembre-se de que a definição do cargo deve estar alinhada às necessidades da empresa. Outras questões muito importantes de serem consideradas nessa etapa, por exemplo, são: os pré-requisitos indispensáveis para o preenchimento da vaga; a senioridade do cargo; e considere salário, bônus, horário e/ou benefícios da função!

  • Crie um cronograma detalhado

O processo de seleção e recrutamento de talentos costuma ser demorado devido às diversas etapas que visam garantir a excelência dos candidatos. Um pequeno erro pode interromper toda a cadeia ou, então, levar à escolha de um profissional pouco adequado à empresa.

Nesse sentido, a criação de um cronograma detalhado com todos os prazos pode ajudá-lo! Principalmente, se você estiver dependendo somente da sua equipe de RH. Considere o tempo de que a empresa dispõe para realizar a contratação; o tempo de cada etapa – do anúncio às dinâmicas às entrevistas –; etc. Assim, não há surpresa e é possível fazer todas as atividades com calma.

  • Anuncie a vaga

Agora, chegou a hora de anunciar a vaga. O anúncio irá incluir alguns dos itens que mencionamos anteriormente, como:

  • Cargo;
  • Horário de trabalho;
  • Principais atividades;
  • Requisitos da função;
  • Benefícios;
  • Etc.

Não esqueça que existem muitas formas de divulgar suas vagas atualmente. De fato, é possível fazê-lo por meio de sites especializados, anúncios de jornal, redes sociais e até mesmo empresas de RH, que não só divulgam em todos esses locais como podem consultar seus bancos de dados privados.

Qual a melhor forma de conduzir processos de seleção?

A vaga foi anunciada e muitas pessoas se interessaram. E agora? O próximo passo é simples: é preciso ver quais candidatos se enquadram nos requisitos mínimos da vaga ofertada. E mais, quais combinam com o perfil da empresa! Em geral, recrutadores com anos de experiência têm um bom olho para isso.

Em geral, o processo de seleção e recrutamento de candidatos se divide em várias etapas: análise curricular; testes; entrevista com o RH, com um gestor e até mesmo com CEO! Cada uma dessas etapas também tem suas armadilhas para empresas, não são só os candidatos que precisam ficar atentos.

Por exemplo, na análise curricular, é preciso ter cuidado para não exigir demais dos candidatos. Dependendo da área, da vaga e da senioridade requerida, ter a formação certa e um pouco de experiência pode ser o suficiente.

Depois de filtrar os profissionais na primeira etapa, sua equipe de RH, caso tenha a disponibilidade e equipe para isso, pode fazer um perfil comportamental dos candidatos e aplicar os testes necessários. Assim, vocês entrevistarão somente aqueles que realmente forem agregar valor à empresa!

Existem boas práticas que os entrevistadores – em especial, os de RH – podem fazer que deixam a experiência melhor para os candidatos. O processo de seleção e recrutamento, afinal, é uma via de mão de dupla: as duas partes devem se beneficiar. Pequenas atitudes fazem toda diferença, como:

  • Apresentar a empresa na hora da entrevista;
  • Explicar melhor as funções da vaga na entrevista; e
  • Dar um retorno sobre o desempenho do candidato.

É importante manter a boa imagem da empresa em todos os momentos, inclusive durante processos seletivos. Percebe-se, porém, que são horas, dias, semanas e, às vezes, meses de trabalho contínuo e que requer muita atenção.

O setor de RH de uma empresa, seja pequeno ou grande, pode ter dificuldades de acompanhar essa demanda, pois também tem que lidar com várias outras questões que requerem sua atenção dentro da empresa ao mesmo tempo.

Como uma empresa de RH facilita o processo de seleção e recrutamento?

Existem muitas vantagens em contratar os serviços de uma empresa de Recursos Humanos para cuidar de processos de seleção. O que pode parecer um gasto supérfluo para alguns, na realidade é uma tomada de decisão muito estratégica. Afinal, a empresa de RH irá facilitar e melhorar toda a operação, fornecendo um serviço de qualidade enquanto alivia a pressão do departamento de RH da sua empresa! Como assim? Explicamos.

Você viu todas as atividades e tarefas que listamos aqui? O grosso ficaria por conta da empresa de RH, que se responsabilizaria desde o anúncio da vaga até a captação de currículos, aplicação de testes e dinâmicas, entrevistas, etc. Chamando-o, claro, para participar e dar sua opinião em momentos chave.

Além disso, lembre-se que muitas empresas de RH, como a Habittus – Gente & Gestão, tem bancos de currículos próprios, cheios de profissionais altamente qualificados. E você só poderá acessá-los ao contratar seus serviços.

A sua empresa pode se responsabilizar por todo o processo de seleção e recrutamento de novos candidatos? Sim, mas é algo custoso. E não estamos falando de dinheiro, mas de tempo que é muito mais precioso e poderia ser empregado de formas melhores. É aí que uma empresa de RH faz diferença. Quer saber mais sobre como uma empresa de RH pode ajudá-lo? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.