Rua Vergueiro, 3.472 - Vila Mariana. São Paulo - SP
Empresas: 11 3569-3971 / Candidatos: 11 98957-7356
habittus@habittus.com.br

Headhunter ajuda na contratação certeira de profissionais

Headhunter ajuda na contratação certeira de profissionais

headhunter com cartão
Compartilhe
tempo de leitura (02 minutos)

Headhunter ajuda na contratação certeira de profissionais!

Diferenças entre Headhunter e Recrutamento e Seleção tradicional

O termo em inglês headhunter vem da combinação das palavras head, que significa cabeça, e hunter, que significa caçador. O profissional com essa função é responsável por buscar talentos no mercado, pois ele tem como foco encontrar a melhor pessoa para determinado cargo.

Sua missão é preencher vagas em aberto com os candidatos mais competentes que o mercado pode oferecer. Ou ainda encontrar profissionais com know-how para empresas que muitas vezes nem sabem que precisam deles.

O headhunter atua como intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego. Suas responsabilidades incluem: busca ativa dos melhores profissionais e análise criteriosa do perfil dos interessados.

Observando as atividades de um headhunter é possível pensar que ele tem um trabalho similar ao dos profissionais de recrutamento e seleção. Porém as duas atividades são bem diferentes.

O recrutador, que atua diretamente a uma área de RH, busca pessoas com base no currículo e em processos seletivos com etapas como entrevistas, dinâmicas e testes de perfil. Já o headhunter pode encontrar esses profissionais em diversos lugares e ocasiões, e até em locais inusitados como festas, jantares, eventos sociais etc.

O headhunter precisa ter total conhecimento e entendimento do perfil de profissional desejado pela empresa, detalhes do cargo e atividades e também o perfil do gestor imediato do futuro contratado. Todas essas informações servirão como base para que o relacionamento entre candidato e empresa seja de confiança, produtividade e com longa duração.

Raramente um headhunter seleciona alguém apenas pelo currículo, esse “caça talentos”, realmente faz uma busca muito mais ampla pelos melhores profissionais, e existe uma grande chance dos melhores estarem empregados. Em alguns casos, é necessário que o headhunter apresente propostas com benefícios maiores e melhores para que o candidato saia da empresa atual e encare novos desafios em outro ambiente.

A principal ferramenta que este profissional utiliza é a sua ampla rede de contatos onde ele pode encontrar o candidato ideal e ofertar uma vaga. O aumento do networking acontece de forma natural, já que ao saber da existência dele, os próprios candidatos o procuram para estabelecer vínculos e assim conseguir uma boa posição futuramente.

O sucesso deste profissional está diretamente ligado a sua rede de contatos, o famoso networking, já que é a porta de entrada para encontrar os profissionais e as empresas desejadas.  Dessa forma, é possível indicar pessoas que realmente irão agregar valor para as contratantes.

Os headhunters costumam ser excelentes no que fazem e para quem procura um bom emprego, a recomendação é ser o mais verdadeiro e transparente possível com eles, esse comportamento pode aumentar as chances de ser apresentado para um cliente cujas necessidades são as mesmas que as suas ambições profissionais.

Quanto custa um Headhunter?

No geral, o headhunter é contratado pelas empresas para ajudar no preenchimento de posições estratégicas, gestão ou diretoria, ou seja, cargos que demandam uma visão profunda do negócio, conhecimento técnico e vasta experiência. Os “honorários” são pagos com base em um percentual que é cobrado sobre o salário do candidato. Ou seja, o pagamento é feito apenas após a contratação. E as taxas podem variar conforme a complexidade da vaga.

Quais os benefícios que um headhunter traz?

O headhunter é capaz de otimizar a dinâmica do processo de busca por profissionais com o perfil desejado pois, tem ferramentas particulares para a localização e a seleção de candidatos com muito mais rapidez, além de reduzir os efeitos negativos que a empresa enfrenta quando uma vaga importante fica em aberto.

Gostou do artigo? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. E se este conteúdo ajudou você, curta e compartilhe nas suas redes sociais.

Abraços,

Luisa Reis – Diretora Comercial & Coach 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *