Travessa Dona Paula, 13 – Higienópolis, São Paulo – SP
Empresas: 11 3569-3971 / Candidatos: 11 98957-7356

O Método STAR: O Segredo para a Sua Próxima Entrevista de Emprego

O Método STAR: O Segredo para a Sua Próxima Entrevista de Emprego

Compartilhe

O método de entrevista STAR (situação, tarefa, ação e resultado) é uma técnica que auxilia os candidatos em entrevistas comportamentais, ou seja, aquelas onde o entrevistador analisa como você se comportou em situações de trabalho anteriores. No geral são perguntas abertas e solicitam que o candidato compartilhe histórias e exemplos de suas ações passadas.

Exemplos de perguntas da entrevista STAR

  • Compartilhe um exemplo de quando você enfrentou um problema difícil no trabalho. Como você resolveu esse problema?
  • Descreva um momento em que você estava sob muita pressão no trabalho. Como você reagiu?
  • Conte-me sobre um erro que você cometeu. Como você lidou com isto?
  • Compartilhe um exemplo de um momento em que você teve que tomar uma decisão difícil. O que você fez?
  • Conte-me sobre um momento em que você discordou do seu chefe. Como você resolveu isso?
  • Conte-me sobre uma ocasião em que você trabalhou com outras áreas para concluir um projeto.
  • Compartilhe um exemplo de quando você falhou. O que você aprendeu com a experiência?
  • Conte-me sobre um momento em que você definiu e alcançou um objetivo específico.

Elaborar um exemplo adequado para a sua resposta é apenas o começo. Então, você também precisa compartilhar os detalhes de uma forma atraente e de fácil compreensão – sem divagações sem fim. É exatamente isso que o método STAR lhe proporciona, através de uma estrutura simples para ajudá-lo(a) a contar a sua trajetória e valorizar a sua carreira.

Vamos ao que interessa! Como já citado no início do texto, STAR é um acrônimo de SITUAÇÃO, TAREFA, AÇÃO E RESULTADO:

SITUAÇÃO: Trata-se de definir o contexto da sua história. Apresentar ao ouvinte onde ou quando o evento ocorreu.  Por exemplo, “estávamos atuando em um grande cliente com contrato de doze meses quando nossa equipe sofreu uma alteração na liderança do projeto…” Seja o mais específico possível.

TAREFA: Descreva a sua responsabilidade nessa situação. Por exemplo, “minha responsabilidade era comunicar ao meu grupo e ao cliente sobre essa alteração e zelar para que o projeto se mantivesse organizado…”

AÇÃO: Conte como você concluiu a tarefa, quais foram as etapas e como enfrentou os desafios. Concentre-se no que você fez, e não no que sua equipe, gestor ou colega de trabalho fizeram. Por exemplo, “organizei reuniões semanais com os clientes para atualizá-los sobre o andamento do projeto, avaliar como eles estavam lidando com a mudança e garantir os prazos…”

R ESULTADO: Por fim, explique os resultados gerados pelas suas ações, pode ser útil dar ênfase ao que você fez e o que aprendeu. Por exemplo, “conseguimos concluir o projeto dentro do prazo, superando as expectativas do cliente. Foi muito gratificante acompanhar e gerenciar essas mudanças e ter tido êxito…”

Lembre-se de que sua resposta deve levar no máximo dois minutos. Ao inserir cada um dos elementos, tente ser conciso.

Como se preparar

O método STAR será inútil se você tentar usá-lo para estruturar uma trajetória profissional totalmente irrelevante. É por isso que o ponto de partida é encontrar um cenário adequado as suas experiências profissionais.

Como você nunca saberá previamente quais técnicas de entrevistas o entrevistador irá utilizar, estar preparado para vários cenários lhe deixará em vantagem.

Faça uma lista das habilidades e experiências divulgadas na descrição da vaga e em seguida considere criar exemplos específicos de situações onde você utilizou essas habilidades. Para cada exemplo, indique a situação, tarefa, ação e resultado.

Independente de quais sejam os exemplos, certifique-se de que eles estejam alinhados ao trabalho para o qual você será entrevistado. Você também pode pesquisar sobre as perguntas mais comuns de entrevista comportamental e simular a resposta de cada uma delas usando a técnica STAR.

Com a devida preparação e estratégia, você verá que as perguntas comportamentais não são um bicho de sete cabeças e sim, uma oportunidade de enfatizar suas incríveis qualificações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *