Travessa Dona Paula, 13 – Higienópolis, São Paulo – SP
Empresas: 11 3569-3971 / Candidatos: 11 98957-7356

Por que seu processo seletivo é tão longo?

Por que seu processo seletivo é tão longo?

Compartilhe

Qual é a melhor maneira de contratar profissionais qualificados? Cultivando a sua marca empregadora? Fornecendo salários competitivos? Que tal facilitar uma experiência de entrevista positiva? Embora sejam importantes, nossa experiência indica que um dos fatores mais significativos no processo de contratação é a velocidade.

Constatamos que 75% dos profissionais recusaram uma oportunidade devido a um atraso no recebimento da oferta. Embora não seja surpresa que o candidato não queira esperar por uma decisão, as organizações ainda podem cometer erros que prolongam a seleção. Conheça dois erros que as empresas costumam cometer e que geram uma lentidão no processo,  fazendo com que os profissionais desistam da oferta de emprego:

Erro 1 : Utilizar métodos de entrevista lentos e imprecisos

Os métodos de entrevista podem não ser uma causa óbvia de lentidão na contratação, mas se a entrevista não fornecer informações sobre as qualificações do candidato, poderá resultar na necessidade de reuniões adicionais e, por fim, prolongar o recrutamento.

Os candidatos podem pesquisar maneiras de superar perguntas comuns durante uma entrevista. Isso pode dificultar a determinação de quem terá sucesso e quem vai falhar após a aprovação. Para acelerar a contratação, as organizações devem entrevistar com mais precisão. A entrevista deve permitir que você veja evidências de que o candidato pode executar o trabalho.

Para determinar rapidamente se um candidato é adequado e acelerar o processo, considere as ações abaixo:

Incorpore o teste de habilidades : Cada função tem um conjunto principal de habilidades. Em vez de fazer perguntas sobre funções anteriores, dê aos candidatos a oportunidade de apresentar essas habilidades. Para uma função de vendas, desafie o candidato a elaborar uma apresentação ou simular uma abordagem comercial ou para uma função de marketing por exemplo, peça ao candidato para apresentar uma ideia de campanha criativa. O teste de habilidade pode fornecer um exemplo da vida real de como um profissional executaria o trabalho.

Refine as perguntas : não arrisque receber a resposta perfeita de um candidato. Prepare um roteiro inovador para uma entrevista, evite o tradicional.

Agilize o agendamento de novas entrevistas : Se não for possível evitar entrevistas adicionais. Lembre-se que os melhores talentos são assediados pelo mercado e possuem opções para escolha. Um processo de recrutamento ágil pode ser um fator decisivo para o aceite da vaga. 

Erro 2: Falha ao criar um banco de talentos

Quando uma posição abre repentinamente, pode parecer estressante, já que os gerentes lidam com o trabalho extra do funcionário que sai e a equipe de aquisição de talentos entra em alta velocidade para preencher a vaga. Sem um canal de talentos ativo, ocorre uma dança frenética e desorganizada.

O caos e a desorganização de requisições inesperadas podem levar a um cronograma de contratação prolongado. Elimine o caos e contrate-o rapidamente, cultivando um fluxo de talentos. Quando os recrutadores têm um banco de talentos robusto a disposição, não há pressa, pânico ou caos diante da demanda de uma nova vaga. Em vez disso, você pode contratar a partir do seu banco de talentos.

A contratação rápida é essencial para conseguir os melhores candidatos. Avalie seu processo de aquisição de talentos em busca desses erros comuns para reduzir o tempo de contratação e aumentar as ofertas aceitas. 

Precisa criar seu banco de talentos e reduzir o tempo de contratação? Descubra como o Habittus pode ajudar. Preencha o formulário de contato em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected]

Sobre a Habittus:  Queremos mudar a maneira como pequenas e médias empresas encontram e selecionam funcionários, ajudando a projetar e implementar um processo para contratar os melhores talentos em menos tempo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *