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Qual é o valor do atendimento dos seus funcionários?

Qual é o valor do atendimento dos seus funcionários?

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O objetivo principal da maioria das empresas é gerar e/ou aumentar os lucros e para que isso aconteça geralmente um dos caminhos é aumentar o volume e qualidade das vendas, certo? Durante o processo de vendas, o atendimento é o ponto de partida para concretizar o negócio. Essa premissa vale para vendas online e off-line, pois, atualmente a experiência do cliente no momento de compra pode ser otimizada em qualquer canal de venda, porém, hoje focaremos no atendimento pessoal.

A questão é: você (gestor ou dono de empresa) sabe exatamente como está a qualidade do atendimento da sua equipe? Sua empresa tem ferramentas para mensurar e acompanhar o índice de satisfação dos clientes? E o principal: você investe na capacitação contínua para aprimorar o atendimento?

Contratar um bom profissional com o perfil desejado e experiência na área não é suficiente para garantir um bom atendimento. Nenhum colaborador chega pronto para sua empresa! É responsabilidade da organização disponibilizar métodos e treinamento para que os profissionais se adequem à cultura, valores e objetivos da empresa, para que possam desempenhar sua função de forma satisfatória.

É importante atentar para que o programa de capacitação seja realizado por empresas ou profissionais devidamente preparados e que dominem o assunto e tenham técnicas necessárias para ministrar um curso, formatar material de apoio, falar em público, elaborar uma apresentação de impacto e conhecimento de instrumentos que possam avaliar o treinamento e acompanhar o desempenho dos empregados após o programa. Um curso oferecido por pessoas que não são especialistas na área, não dará os resultados que você procura e dificilmente você notará alguma mudança na postura dos seus empregados.

É comum ouvir de empresários que treinamento é custo, despesa ou ainda, que não investem nisso por medo do colaborador pedir demissão ou ser desligado em seguida e todo o investimento feito ter sido perdido. Porém, já parou para se perguntar o que vai acontecer se você não oferecer treinamento e eles continuarem na sua empresa?

A Habittus desenvolve programas de treinamentos estruturados e constantemente acompanhados com indicadores e métricas para que o empresário possa saber de fato o retorno desse investimento e se beneficiar dos resultados.

Também existem programas de treinamento à distância (EAD), mas, vamos deixar esse assunto para um outro artigo.

Nos procure caso precise de ajuda para melhorar o atendimento da sua empresa.

Luisa Reis
Diretora Comercial & Coach na Habittus Gente & Gestão

 

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