Habittus

Tenho Uma Entrevista De Emprego: E Agora, O Que Fazer!?

Tenho Uma Entrevista de Emprego: E Agora, O Que Fazer!?

5/5
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Tempo de leitura: 4 minutos

Independente da sua idade e da sua profissão, uma entrevista de emprego pode ser algo assustador. Afinal, são alguns minutos que podem decidir o seu rumo profissional.

Em um momento de crise econômica, política e social, como o qual estamos passando, a vaga certa se torna ainda mais disputada e importante.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Para facilitar a sua leitura, organizamos o texto da seguinte forma:

  • Como se preparar para uma entrevista de emprego?
  • Quais as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego?
  • Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Caso queira ler especificamente sobre um dos tópicos acima, basta ir direto ao assunto. Ainda assim, aconselhamos a ler todos os itens!

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O primeiro contato que seu empregador terá com você é por meio do seu currículo.

Portanto, é muito importante que você informe suas experiências mais relevantes, bem como quais as funções que você exerceu em cada uma delas, dentre outras informações relevantes para a empresa, como idiomas, educação, etc.

Dependendo da sua área de atuação, pode ser que você tenha que caprichar mais na apresentação do documento.

Por exemplo, entre designers, diretores de arte e outras profissões ligadas à indústria criativa, um CV mais trabalhado pode fazer a diferença. Já um advogado não precisa disso, um simples documento Word basta.

É claro que um bom currículo não significa que você será chamado para uma entrevista, mas é meio caminho andado. Caso tenha sido chamado, você está muito mais perto de conseguir seu emprego dos sonhos.

Mas pode ser que você esteja preocupado com os próximos passos, certo?

Da mesma forma que você adequou seu currículo à vaga, você precisa se vestir de maneira apropriada. Para um advogado, isso significa separar um bom terno e par de sapatos de cores sóbrias para o dia da entrevista.

Outras profissões não costumam requerer roupas tão formais, mas é sempre bom pesquisar sobre as normas da empresa ou agência para a qual você está se candidatando.

Falando em pesquisa, é sempre bom você investigar um pouco sobre a história da empresa, as funções que você precisará exercer etc.

Se ainda não estiver muito seguro, você pode pesquisar sobre as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e refletir sobre elas.

Os recrutadores vão saber se você tiver decorado algo, por isso não faça isso – pense sobre a questão e responda honestamente.

Quais as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego?

Então, o que mais perguntam em uma entrevista? Em geral, sobre você, suas experiências profissionais e como isso pode se aplicar à vaga desejada. Quer ver? Olha só:

  • Me conte sobre você.
  • Por que você quer trabalhar para nós?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Aonde você se vê em cinco anos?
  • Qual é a sua maior conquista?
  • Por que deveríamos contratá-lo?
  • Você trabalha bem em equipe?
  • Qual sua maior conquista profissional? E pessoal?
  • Quais são suas expectativas salariais?
  • Você tem alguma pergunta?

Quando for responder a qualquer uma dessas perguntas (ou, ainda, a qualquer pergunta durante um processo seletivo) lembre-se do seu objetivo: conseguir o emprego.

E lembre-se do objetivo do entrevistador: contratar um bom funcionário para sua empresa.

Assim, o ideal é que suas respostas demonstrem suas qualificações enquanto colaborador.

Parece um caso de “fácil falar, difícil fazer”, certo? Afinal, como você vai saber se suas respostas são boas. Existem duas formas:

  1. Experiência. Você vai passar por muitos processos seletivos durante sua vida e, eventualmente, você vai aprender como navegar por eles.
  2. Buscando a ajuda de um profissional. Muitas empresas de RH, como a Habittus – Gente & Gestão, oferecem serviços de preparação para entrevistas de emprego. Esses serviços costumam incluir uma análise do currículo e da vaga, de modo que eles podem averiguar as perguntas mais prováveis que farão para você; simulação de entrevista; feedback e dicas.
SERVIÇO DE PREPARAÇÃO PARA ENTREVISTA DE EMPREGO

SERVIÇO DE PREPARAÇÃO PARA ENTREVISTA DE EMPREGO

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Você acha que a forma de se comportar em uma entrevista de emprego é óbvia?

Pense duas vezes! Não é à toa que existem especialistas de RH dedicados ao ensino da melhor forma de portar-se.

E o que isso significa?

Em geral, agir de uma forma que demonstre confiança e/ou segurança de si mesmo e de suas aptidões. E eis algumas maneiras de fazer isso:

  • Mantendo uma postura relaxada – que é diferente de “desleixada” – e aberta;
  • Mantendo contato visual com o entrevistador; e
  • Enunciando suas palavras de forma calma e clara.

É claro que um profissional, como mencionado anteriormente, poderia fazer uma análise mais crítica da forma como você se comporta agora e o que pode melhorar.

Acima de tudo, lembre-se que se você se candidatou à vaga é porque acredita que tem o que é necessário para preenchê-la. E esse é o tipo de confiança que os recrutadores querem.

Se ainda não se sente preparado para a sua próxima entrevista de emprego, entre em contato conosco. Nossos profissionais podem te ajudar.

Shopping Basket