Travessa Dona Paula, 13 – Higienópolis, São Paulo – SP
Empresas: 11 3569-3971 / Candidatos: 11 98957-7356

Vantagens de manter o processo de recrutamento durante a crise do coronavírus

Vantagens de manter o processo de recrutamento durante a crise do coronavírus

Compartilhe

O coronavírus pausou as atividades de diversas empresas. Algumas pararam de trabalhar completamente, enquanto outras tiveram uma redução drásticas das operações para esperar um melhor momento. Várias organizações precisaram contratar profissionais ou reduzir horas e benefícios. Portanto, não é de admirar que muitos departamentos de RH tenham travado o processo de recrutamento e seleção. À primeira vista, isso pode fazer sentido: por que continuar recrutando quando o futuro é incerto? Mas olhe mais de perto e verá que há um risco maior em não fazer nada.

De fato, pode ser que agora seja o melhor momento para manter suas atividades de recrutamento.

Estar à frente na competição por talentos

Ninguém sabe exatamente quando o mercado de trabalho voltará ao normal e alguns setores levarão mais tempo que outros para voltar aos trilhos. Mas, eventualmente, a crise do coronavírus vai acabar e, uma coisa, é certa: a competição pelos melhores talentos será tão acirrada quanto antes. As posições mais difíceis de preencher antes da pandemia ainda serão difíceis de preencher.

Pense em como o cenário de recrutamento era apenas alguns meses atrás. De acordo com o levantamento realizado pela Korn Ferry, maior empresa global de recrutamento de executivos e consultoria organizacional, divulgada em dezembro de 2019, até 2030 o déficit de mão de obra especializada, no Brasil, atingirá 5,7 milhões de colaboradores.

Enquanto o coronavírus afeta brutalmente a economia atual, é muito improvável que a escassez de talentos esteja desaparecendo. E agora você tem uma oportunidade. Se você continuar o recrutamento durante a crise do coronavírus, terá uma enorme vantagem sobre as empresas que congelaram a contratação recentemente. Pode levar semanas ou até meses para que elas retomem o ritmo dos processos seletivos, mas você pode começar a preencher vagas imediatamente, especialmente com candidatos difíceis de encontrar que podem não estar atraindo tanta atenção de outras organizações.

Além disso, ao paralisar totalmente suas atividades de contratação, sua empresa corre o risco de ter falta de profissionais qualificados quando a crise terminar e a equipe precisar se concentrar totalmente em aumentar os negócios novamente.

Aproveite o momento e encontre os melhores candidatos

Demissões em massa e empresas com dificuldades são apenas duas das tristes consequências dessa pandemia. No entanto, há um lado positivo: indivíduos talentosos procurarão trabalho em uma escala sem precedentes nos próximos meses. O momento é perfeito para conversar com os profissionais, que ainda possuem emprego pois, podem considerar um arranjo de trabalho mais flexível por exemplo ou em busca de setores mais estáveis diante de crises financeiras. Seja qual for a situação, os profissionais estarão atentos a novas oportunidades e esse é o ambiente perfeito para contratar. Mantenha o recrutamento durante a crise do coronavírus, e você estará em melhor posição para atrair esses candidatos tão desejados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *